SP confirma primeiro caso no Brasil de nova cepa da Mpox ligada a surto na África
Uma moradora de 29 anos da Região Metropolitana de São Paulo é o primeiro caso registrado no Brasil do clado 1b da Mpox. A paciente passa bem e está em acompanhamento médico. O diretor do Instituto Emílio Ribas afirmou que o caso está sob investigação, mas destacou que, no momento, não há motivo para preocupação. As autoridades reforçam a importância de monitorar a situação, embora não haja indicações de risco iminente. O clado 1b foi associado a um surto recente na África. A vigilância epidemiológica segue atuante para evitar a propagação da nova cepa.
3/9/20251 min ler


O estado de São Paulo confirmou o primeiro caso da nova cepa da Mpox, identificada como clado 1b, no Brasil. Trata-se de uma mulher de 29 anos, moradora da Região Metropolitana de São Paulo, que apresenta boa evolução clínica, passa bem e deve receber alta na próxima semana.
Além do Brasil: Confira os 13 países fora da África que já registraram a nova cepa mais agressiva do vírus
Ciência revela: Espiritualidade tem impacto no cérebro e no DNA
A paciente não viajou para áreas com surtos da doença, mas teria recebido visitas de pessoas vindas do Congo, seu país de origem, recentemente. Ainda não é possível determinar com precisão como a infecção chegou ao Brasil, e o caso está sob investigação pelas autoridades de vigilância epidemiológica.